Alopecia

A alopecia é a redução total ou parcial dos pelos ou cabelo. É uma queixa bastante frequente entre homens e mulheres e pode apresentar diferentes tipos de grau. Como por exemplo, a alopecia cicatricial onde ocorre a destruição permanente do folículo piloso e fibrose residual. Alopecia areata é quando há inibição da proliferação das células do folículo piloso, interrompendo dessa forma a síntese do pelo sem destruir o folículo. Já a alopecia androgênica que ocorre em homens e mulheres acarreta na perda contínua e progressiva do cabelo. Pode ocorrer devido a fatores genéticos e sofre influências dos hormônios androgênicos que transformam os folículos terminais em folículos miniaturizados, fazendo com que os cabelos se tornem cada vez mais curtos, finos e claros. Tendo como resultado a redução da cobertura do couro cabeludo.

        A estética oferece tratamentos eficazes para a estimulação capilar, dentre eles temos:

Microagulhamento associado a Fototerapia

       O microagulhamento que gera ruptura e remoção do colágeno subepidérmico danificado, permitindo a substituição por novas fibras de colágeno e elastina, além do aumento da microcirculação. Assim estas alterações na homeostase tecidual favorecem a ação da fototerapia. O efeito da fotoestimulação através da luz vermelha e infravermelha aumenta a síntese de ATP, promove a liberação de oxido nítrico (um excelente vasodilatador periférico) e possibilita a regeneração tecidual. A luz vermelha ativa as células de folículo pilossebáceo para o processo de crescimento, aumento do tônus e resistência capilar, além da melhora da oleosidade e hidratação, o que resulta na prevenção da queda de cabelo e tratamento da alopecia. Ainda, a luz azul e âmbar também apresentam importantes efeitos fotoestéticos. A luz azul ativa a queratina do fio do cabelo e do couro cabeludo. Já a luz âmbar estimula o colágeno e elastina, aumentando a espessura e adesão do fio de cabelo evitando sua queda. O efeito dos diferentes comprimentos de onda (azul, âmbar, vermelho e infravermelho) é potencializado devido ao estímulo mecânico (microagulhamento), que favorece o crescimento capilar no caso da calvície que é considerado um complexo quadro clínico. Os tratamentos relacionados aos danos teciduais, como o microagulhamento, produz processos inflamatórios, regeneração e reparação tecidual, que envolvem funções celulares. Desta forma, a luz consegue interagir e acelerar esses processos de forma segura em todos os procedimentos estéticos, potencializando o tratamento de crescimento capilar. O tratamento pode ser realizado uma vez na semana e o tempo de duração do tratamento pode levar em torno de 5-12 meses, dependendo cada paciente.

          Mesoterapia Capilar associado a Carboxiterapia

         Mesoterapia capilar é a aplicação de princípios ativos no couro cabeludo e que tem a finalidade de estimular o folículo piloso, proporcionando o crescimento dos fios e diminuindo a queda de cabelo. Para este tratamento, usamos ativos como biotina, D-pantenol e minoxidil (alopecia feminina) e finasterida (alopecia masculina). São aplicados uma vez por semana. A duração do tratamento varia entre 5 a 10 sessões. A cada sessão pode ser realizado a carboxiterapia, tratamento com a aplicação de dióxido de carbono que estimula a microcirculação e melhora absorção dos ativos aplicados, sendo efetiva no tratamento da alopecia, essa associação de protocolos.

Indicações: alopecia masculina e feminina com a  melhora da qualidade e textura do cabelo, estimula o crescimento e diminui a queda.

Efeitos Colaterais

-Dor na região;

-Pequeno inchaço;
-Leve ardor, permanecerá apenas algumas horas após aplicação;
-Coceira;
-Possibilidade de manchas na pele na área tratada.

Cuidados Após o Tratamento

Não lavar o cabelo logo após a aplicação e usar protetor solar na região.